domingo, 3 de abril de 2011

CAMPINA GRANDE, JAGUARIBE E A UEPB

A força acadêmica nascida das terras da Rainha da Borborema, hoje denominada de Universidade Estadual da Paraíba, vai estendendo seus saberes pelos caminhos dantes trilhados pelos povos Cariris, Tabajaras e Potiguares.



Nascida, em 1987, das entranhas da antiga Universidade Regional do Nordeste, então mantida pela FURNE - Fundação Universidade Regional do Nordeste, A UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação em 1996, conta hoje com vários cursos de graduação e milhares de alunos espalhados por seus oito campi.

Eterna namorada dos campinenses, paparicada pelo “menino” Cássio e cortejada pelo socialista Ricardo, que, antes mesmo de ser empossado, procurou garantir recursos para instalar seu “Campus” na antiga fábrica Matarazzo, em João Pessoa, selando assim o casamento da academia com o desenvolvimento da Paraíba.

Nas palavras do próprio Governador: “Não dá para imaginar que João Pessoa não tenha um Campus da Universidade do Estado”. Pois bem, felizmente, a UEPB voltou a compor a Estratégia Governamental.

Como amante da Academia, e apesar de concordar com a brilhante idéia de instalar o Campus na “Matarazzo”, não poderia deixar de contribuir com uma alternativa para o projeto. Ou seja: abrigar o “Campus” no Bairro de Jaguaribe, exatamente onde hoje funciona o Centro Administrativo do Estado.



A proposta ficou ainda mais impetuosa quando tive o prazer de ler, com muita atenção e entusiasmo, o artigo de Juliana Barros Mendonça, intitulado: (RE)VISITANDO O BAIRRO DE JAGUARIBE: ORIGENS, OCUPAÇÃO, FORMAS DE USO DO ESPAÇO DO BAIRRO E CONSERVAÇÃO PATRIMONIAL, onde, brilhantemente, escreveu: [ ] na década de 1970, na administração do governador do Estado, Ernani Sátyro, foi construído o Centro Administrativo Estadual, exatamente na área onde funcionava a antiga feira de Jaguaribe. Apesar da iniciativa, o Centro Administrativo não conseguiu comportar em sua estrutura todas as repartições públicas estaduais. Nos dias atuais observa-se um novo “fenômeno” em Jaguaribe: a mudança de alguns dos órgãos públicos localizados neste bairro para outras áreas da cidade de João Pessoa, tais como o Departamento de Trânsito – DETRAN e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO que antes estavam localizados no bairro, e agora se encontram no bairro de Mangabeira.

É só olhar para o Centro Administrativo de Jaguaribe e se vê instalações que acomodam perfeitamente o Campus.

É a Jaguaribe na idade acadêmica!

Nenhum comentário: