domingo, 3 de abril de 2011

YES! NÓS TEMOS ÁGUA.

LARANJA NO SERTÃO: O Ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, busca parceiros privados para cultivar frutas no Nordeste. Revista Isto é Dinheiro – 23/02/2011.

Segundo a competente jornalista, Denize Bacoccina, existem 4 milhões de hectares irrigados em áreas privadas do Brasil e 400 mil hectares em áreas públicas no País.
De acordo com o Ministro, planeja-se, em parceria com o setor privado, aumentar esses números em mais 200 mil hectares de área irrigada no Brasil.
“Queremos promover a irrigação como instrumento de eficiência na produção agrícola e como instrumento de geração de emprego e renda.” Disse ele.
A proposta assenta-se nas Parcerias Público-Privadas (PPPs), e o Ministro já mantém contato com grandes empresas que possam ancorar projetos que envolvam plantações de laranjas e outros. Por enquanto, todas as iniciativas apontam para o Estado de Pernambuco, terra natal do eminente Ministro, através do Projeto Pombal, onde se projeta o plantio de 7,7 mil hectares de frutas, mais precisamente na região de Petrolina, no Vale do São Francisco.
Cá com os meus botões:



Tai uma grande oportunidade para nós paraibanos!
Esta é uma onda que sem dúvidas devemos embarcar. Ainda mais se olharmos para os números apresentados pela Agência Nacional de Águas (ANA), através do seu Boletim de Monitoramento dos Reservatórios do Nordeste - Fevereiro/2011, iremos constatar que a Paraíba com sua capacidade de armazenamento de 3.973,64 hm³ (bilhões de metros cúbicos de litros) de água, supera, e muito, o nosso vizinho Estado de Pernambuco que conta com 3.156,96 hm³ (bilhões de metros cúbicos litros).
Prá incentivar ainda mais, no Fórum dos Governadores do Nordeste em Aracaju (SE), ocorrido em 21/02/2011, a presidente Dilma Roussef anunciou a criação da Secretaria Nacional de Irrigação, e garantiu investimentos da ordem de R$ 120,4 bilhões para a Região Nordeste.
Contra dados não há argumentos. A iniciativa privada vai gostar de saber disso!
Vamos às PPP’s!

Nenhum comentário: